(89) 9 9417-5057

Brasil

Rio confirma cinco casos de varíola dos macacos, sendo três residentes na capital

Publicada em 29/06/22 às 11:25h - 116 visualizações

por Extra


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação/NIAID)
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio confirma, até a última terça-feira (28), cinco casos da varíola dos macacos (Monkeypox), sendo três homens residentes na capital fluminense. O último registro é o de um homem de 41 anos com histórico de viagem recente para Chile e Argentina, países com casos confirmados da doença. Não se sabe o estado de saúde da vítima. Além dele, há dois casos de transmissão local, um homem residente em Londres com chegada no Rio e um morador residente em Maricá. Quatro casos ainda estão sendo investigados e aguardam resultados de exames.

Além disso, há 17 casos já descartados pela Secretaria de Saúde.

Na última sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, confirmou que já há transmissão local de varíola dos macacos na cidade. São os casos dos dois primeiros doentes moradores da capital sem histórico de viagem internacional ou contato próximo com viajante. São dois homens, de 25 e de 30 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar, monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde e pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz.

Segundo Prado, não há surto ou necessidade de pânico da população:

— São três casos isolados. Não podemos considerar um surto. É uma doença, em que a transmissão não é como a gripe ou a Covid-19. É preciso mais contato. Trata-se de uma doença nova, que a gente está monitorando, mas não é preciso ter pânico neste momento. O importante é a pessoa procurar um médico se tiver tem algum sinal ou sintoma. Pela globalização do mundo, é difícil ter uma doença num lugar que não chegue no outro. Era esperado que os casos chegassem aqui no Rio — diz.

A capital foi a primeira cidade do estado a ter um diagnóstico positivo para a doença e confirmou o caso no dia 14. O paciente é um homem de 38 anos residente em Londres, que chegou ao Brasil em 11 de junho e procurou atendimento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Na segunda-feira, dia 20, o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de varíola dos macacos no estado: homem de 25 anos que vive em Maricá, Região dos Lagos. Ele está em isolamento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3410090
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!