(89) 9 9417-5057

Brasil

PIB do Brasil sobe 0,4%, abaixo das previsões

Publicada em 01/12/22 às 12:06h - 74 visualizações

por Folhapress


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Roberta Aline)

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil avançou 0,4% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses imediatamente anteriores, informou nesta quinta-feira (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam elevação de 0,6%.

O PIB mede a produção de bens e serviços no país a cada trimestre. O avanço do indicador é usualmente chamado de crescimento econômico.

O terceiro trimestre foi marcado pela corrida eleitoral no país. Às vésperas do pleito de outubro, o governo Jair Bolsonaro (PL) buscou estimular a economia a partir de medidas como a ampliação do Auxílio Brasil para R$ 600 e os cortes tributários sobre os combustíveis.

A atividade ainda foi beneficiada pela reabertura após as restrições na pandemia. A vacinação contra a Covid-19 permitiu a volta de parte do setor de serviços, o principal da economia pela ótica da oferta.

Bares, restaurantes, hotéis, academias de ginástica, salões de beleza, comércios e instituições de ensino fazem parte desse segmento.

A inflação elevada, por outro lado, forçou o BC (Banco Central) a elevar os juros. O aperto monetário, aliás, é apontado como o principal responsável pelas projeções de perda de ritmo da atividade econômica a partir da segunda metade de 2022.

A alta da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, encarece o consumo das famílias e os investimentos das empresas. Turbulências no cenário internacional também trazem riscos para a economia brasileira.

O quarto trimestre reúne datas importantes para o comércio: Black Friday e Natal. Os juros e a inadimplência em alta, contudo, dificultam o consumo de bens mais caros.

Analistas do mercado financeiro projetam alta de 2,81% para o PIB no acumulado de 2022, conforme a mediana do boletim Focus, divulgado na segunda-feira (28) pelo BC.

Para o ano de 2023, o primeiro do novo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa é de um avanço mais modesto, de 0,70%, segundo a mesma publicação.

Analistas ainda aguardam definições sobre a condução da área econômica na gestão petista. O mercado financeiro já demonstrou tensão ao enxergar riscos fiscais com possíveis gastos no novo governo.

CÁLCULO DO PIB

Produtos, serviços, aluguéis, serviços públicos, impostos e até contrabando. Esses são alguns dos componentes do PIB, calculado pelo IBGE, de acordo com padrões internacionais.

O objetivo é medir a produção de bens e serviços no país em determinado período.

O indicador mostra quem produz, quem consome e a renda gerada a partir dessa produção. O crescimento do PIB (descontada a inflação) é frequentemente chamado de crescimento econômico.

O levantamento é apresentado pela ótica da oferta (o que é produzido) e da demanda (como esses produtos e serviços são consumidos). O PIB trimestral é divulgado cerca de 60 dias após o fim do período em questão.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3410127
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!