(89) 9 9417-5057

Educação

Governo envia projeto que repassa mais de R$ 500 mi aos professores do PI

Projeto de Lei que regulamenta o repasse dos recursos do Fundef para os profissionais do magistério.

Publicada em 21/09/22 às 11:22h - 89 visualizações

por Meio Norte


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa do Piauí um Projeto de Lei que regulamenta o repasse dos recursos do Fundef para os profissionais do magistério. A medida é a primeira do país para garantir o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto aos valores dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) a serem repassados aos profissionais da educação.

A ADPF 528 não permitiu o pagamento de pessoal na primeira parcela. De acordo com o Projeto de Lei do Governo do Estado, os professores que trabalharam com o magistério na rede pública estadual entre 1997 e 2006 terão direito a receber 60% do montante de pouco mais de R$ 500 milhões referente a segunda parcela dos precatórios.

O valor dos precatórios deveria ter sido repassado pelo Governo Federal ao Estado em julho e, até agora, o Governo não recebeu nenhuma quantia. O PL define os critérios e regras de rateio do recurso de modo que ele seja distribuído para os profissionais que têm direito.

“Os valores a serem repassados ao magistério referem-se tão somente à parcela que ainda será creditada no caixa do Estado. Desse valor total que ingressar nos cofres do Estado, será destinado 60% para o magistério”, esclarece o secretário de Governo, Antônio Neto.

O secretário observa ainda que a Diretoria do Sinte está ciente da decisão do STF que não permitiu o pagamento de pessoal usando a primeira parcela, que foi creditada ao Estado em 2020. “Somente depois, uma Lei autorizou o pagamento ao magistério, daí porque o Governo está mandando um projeto de lei para a ALEPI visando regulamentar a forma de repasse, bem como os professores que serão beneficiados”, concluiu o secretário.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3398923
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!