(89) 9 9417-5057

Eleições 2024

Com Ciro Gomes, PDT decide apoiar Lula no segundo turno

O PDT formalizou nesta terça-feira (4) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno

Publicada em 04/10/22 às 14:21h - 144 visualizações

por Meio Norte


Compartilhe
 

Link da Notícia:

DANIELLE BRANT E JULIA CHAIB

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PDT formalizou nesta terça-feira (4) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) após a campanha do petista endossar três propostas do pedetista Ciro Gomes, que terminou em quarto lugar nas eleições de 2022.

Clique aqui e veja o resultado das eleições 2022

A decisão foi tomada após reunião da Executiva do PDT realizada de forma virtual e presencial nesta terça na sede do partido, em Brasília. Como em 2018, Ciro Gomes deve acompanhar a decisão do partido. Ele participou remotamente do encontro.

— A decisão foi unânime. Foi uma decisão unânime e agora vamos comunicar isso com o PT — disse Carlos Lupi, presidente do PDT. — Apoiar o mais próximo da gente, o Lula. Uma candidatura do 12+1 — completou.

 Lupi afirmou ainda que Ciro Gomes endossa a decisão tomada pelo partido, mesmo depois de uma série de ataques a Lula durante a campanha.

— Ciro participou da reunião e disse que endossa integralmente a decisão do partido — afirmou.

Sobre as críticas de Ciro a Lula, Lupi disse que o processo político às vezes se acirra.

— O processo político às vezes se acirra de uma maneira, eu vivenciei isso com Lula e Brizola em 1989. Um disse que não engolia o sapo barbudo, outro que tinha fugido com a saia da mãe. Era uma coisa muito forte, mas não impediu de Brizola de estar com Lula na campanha [naquele ano] — disse, lembrando o ex-governador do Rio Leonel Brizola.

A informação foi antecipada à Folha de S.Paulo pelo presidente do PDT, Carlos Lupi. Ele disse ter conversado com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta segunda (3) e afirmou ter sugerido a ela a incorporação de três propostas de Ciro: o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

Após terminar o primeiro turno em quarto lugar, Ciro adiou por "algumas horas" o anúncio sobre seu posicionamento para o segundo turno.

"Nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora, tão potencialmente ameaçadora sobre a nossa sorte como nação", disse ele na noite de domingo (2), após a divulgação do resultado do pleito.

"Por isso, peço a vocês mais algumas horas para conversar com meus amigos, conversar com meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho, o melhor equilíbrio para bem servir a nação brasileira", continuou o candidato, que teve cerca de 3,5 milhões de votos, ou 3% do total.

Ciro terminou a corrida com 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB), que teve 4,16%. Neste domingo (2), com 99,99% das urnas apuradas, Lula recebeu 48,43% dos votos válidos e o atual chefe do Executivo, 43,20%. Ambos vão disputar o segundo turno.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3409086
Usuários Online: 34
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!