(89) 9 9417-5057

Piauí

Reportagem especial da Record mostra meninas em situação de casamento infantil no Piauí

Publicada em 07/01/22 às 16:16h - 308 visualizações

por Cidades na Net


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

Em reportagem exibida ontem, 06, pela TV Record no programa “Repórter Record Investigação”, foi mostrada a realidade de meninas de Oeiras, no Piauí, que se casam e engravidam antes dos 18 anos, o que é considerado casamento infantil.

Os casamentos infantis são em sua maioria informais e não constam nos dados oficiais, pois a maioria das meninas tem menos de 18 anos, e não podem se casar na oficialidade “de papel passado”. 

Perante a lei, a união informal ou formal de uma pessoa menor de idade é considerada casamento infantil. Não são aceitos casamentos antes dos 16 anos e a partir dessa idade é necessária uma autorização dos pais ou do juiz.  

Durante a reportagem, várias jovens são entrevistadas, mantendo suas identidades não reveladas e identificadas apenas por iniciais. M. é uma delas, com apenas 17 anos conta que se casou com um homem de 35 anos quando tinha apenas 15.

R. de apenas 15 anos casou-se com o companheiro após descobrir uma gravidez. V., também de 15 anos engravidou do companheiro, sua mãe a teve com apenas 12 anos. É como se a história se repetisse, mães jovens sendo avós jovens também.

Belisnayra Sousa de 21 anos é outra mulher que se casou muito jovem, com apenas 16 anos e logo em seguida descobriu uma gravidez. Ela afirma ter se arrependido do casamento, mas já era tarde porque agora teria um filho. “Agora eu tenho uma família, agora é que eu tenho que seguir mesmo”, desabafa.  

Segundo o IBGE, em 2019 21.769 meninas de até 17 anos se casaram oficialmente no Brasil. Se comparado aos meninos, o número é bem menor, 2.203 meninos viraram maridos neste mesmo período.  

A reportagem ainda revela que essas meninas geralmente vivem numa situação de vulnerabilidade social, familiar e econômica e que quando se casam e tem filhos, automaticamente param de estudar e que a maternidade influi diretamente na baixa auto estima das jovens. A falta de informações sobre métodos contraceptivos é outro fator presente na realidade das meninas.

Por Sheron Weide

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3409313
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!