(89) 9 9417-5057

Piauí

Hemopi teve acréscimo de 11% nas doações de sangue

Publicada em 17/01/22 às 14:45h - 111 visualizações

por Ccom


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: CCOM)

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) fechou o ano de 2021 com mais de 44 mil doações de sangue, o que possibilitou atender a demanda transfusional do Piauí. Neste mesmo ano, o Hemopi também cadastrou 1.609 possíveis doadores de medula óssea.

O hemocentro recebeu, no ano passado, 44.665 bolsas de sangue, o que representa um aumento de 11,25% se comparado a 2020, no qual foram feitas 39.644 doações de sangue. O Hemopi é o único hemocentro do Estado, sendo responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

Em 2021, o hemocentro foi em busca de novas parcerias e ações que pudessem atrair mais doadores e fidelizar também os que já fizeram uma doação em algum momento da vida.

“Tivemos um aumento no número de parceiros e adotamos ações diferenciadas que tiveram um apoio da população que atendeu ao chamado e ajudou a alavancar o número de doações em 2021. Isso foi fundamental para conseguir atender a demanda dos hospitais. Nós só temos a agradecer a todos os doadores e parceiros que se propuseram a ajudar o Hemopi”, disse o diretor-geral Jurandir Martins Filho.

Sangue raro

O Hemopi possui um Laboratório especializado em identificar tipos sanguíneos raros, o que possibilitou ampliar em 20% o cadastro de doadores em 2021.

No Laboratório de Imuno-Hematologia existem seis mil doadores fenotipados catalogados por meio de um trabalho minucioso. A pesquisa de doadores raros é uma prática pouca realizada no País. O Hemopi é um dos hemocentros que possui esse serviço de fenotipagem. “O nosso objetivo é encontrar essas raridades e garantir a segurança Transfusional. É um trabalho minucioso que ajuda a salvar pacientes dentro e fora do Estado”, explica Pedro Afonso, supervisor do laboratório.

Pedro Afonso explica que existem “níveis” de raridade. “Temos seis mil doadores fenotipados cadastrados em nosso laboratório, no entanto, somente 20 destes possuem um tipo sanguíneo raríssimo. Isso é um numero muito bom se considerarmos que existem mais de 300 tipos de sangue conhecidos e esse número não é definitivo”.

Cadastro de Medula Óssea

Além da doação de sangue, o Hemopi também é responsável pela realização do cadastro para doação de medula óssea. Em 2021, o hemocentro cadastrou 1.609 voluntários como possíveis doadores de medula.

Em 2021, o Ministério da Saúde mudou alguns critérios relacionados ao cadastro de novos doadores de medula óssea, como a diminuição da idade limite para 35 anos (antes era 55 anos) e o teto de novos cadastros para os estados. O teto estabelecido para o Piauí foi de 2.363 novos cadastros/ano.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3394914
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!