(89) 9 9417-5057

Piauí

Rafael Fonteles cria novas delegacias de combate às facções criminosas no Piauí

Publicada em 03/03/23 às 14:45h - 60 visualizações

por R10 Notícias


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O governador, Rafael Fonteles realizou na manhã desta sexta-feira (03), o lançamento de mais uma ação de combate às facções criminosas no estado do Piauí. 

Na solenidade foi criado o Departamento de Repressão ao Crime Organizado - DRACO, e também a criação do Núcleo de Apoio a Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos. 

Além dos novos departamentos, o estado do Piauí passará a contar com novas Delegacias destinadas exclusivamente para combater as facções criminosas. Serão quatro unidades em Teresina e cinco no interior.

Na ocasião, o governador Rafael Fonteles afirmou que vai nomear 18 delegados da Polícia Civil até o final do ano, e destacou que está cumprindo uma das metas da campanha.

O chefe do executivo estadual reforçou o discurso da importância da articulação de todos os poderes e a sociedade para reprimir a criminalidade e levar braço social do estado as comunidades mais violentas com cultura, lazer e educação, pois a violência é resultado de desequilíbrio social. "Nos lugares mais desiguais tem mais violência. Políticas sociais e políticas de Repressão têm que andar juntas", disse.

O secretário de segurança, Chico Lucas disse que a criação do Departamento de Repressão ao Crime vai permitir um trabalho de forma permanente, incluindo informações de todos os crimes relacionados às facções em um só lugar.

"Como as facções e organizações criminosas tem um nível de organização um pouco maior, precisávamos tirar isso das unidades que tratavam o crime de maneira isolada. Teremos um departamento que vai unificar as informações em todo o território piauiense, e teremos nove espalhadas, cinco no interior, e uma em cada zona de Teresina, para que tenhamos a estrutura organizada de informações, principalmente para que o combate seja mais efetivo", disse. 

Sobre a onda de criminalidade, Chico Lucas destaca que é preciso chegar no topo e identificar quem se beneficia com o crime. 

"É uma cadeia criminosa, você tem o crime na ponta, que é cometido por uma pessoa, mas esse crime alimenta uma cadeia que chega lá no topo. Precisamos chegar em quem está no topo, e identificar quem ganha com esse crime, e de alguma maneira é beneficiado", completou.

O DRACO terá toda uma estrutura orçamentária e de capital humano para dar efetividade nas ações de combate ao crime organizado. A definição das instalações das novas delegacias estratégicas foi estabelecida a partir de estatísticas da criminalidade, com o aumento no número de mortes violentas intencionais nos municípios. 

A atuação visa combater em três linhas: o combate ao crime organizado, morte violenta intencional e feminicídio. 

Veja quem serão os novas delegados que vão assumir as delegacias criadas. 

Especializadas interior Piauí

 1. RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano

 2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus

 3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri

 4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos

 5. PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba

04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina

   CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)

Delegados:

-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO

-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ

- JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO 

-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3400602
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!