(89) 9 9417-5057

Piauí

Saiba como votaram os senadores do piauí na PEC das drogas

Publicada em 17/04/24 às 10:27h - 23 visualizações

por TV Gallo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/Senado)

Nesta terça-feira (16), o Plenário do Senado Federal aprovou em primeiro e segundo turno a PEC das drogas, com 53 votos a favor e 9 contrários. A proposta segue para análise na Câmara dos Deputados.

Dos três senadores do Piauí, Jussara Lima (PSD) e Ciro Nogueira (Progressistas) votaram a favor da matéria, enquanto o senador Marcelo Castro (MDB) não compareceu à sessão.

A PEC, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), inclui no art. 5º da Constituição Federal a criminalização da posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Após a aprovação, o senador Ciro Nogueira destacou que essa decisão é uma vitória da sociedade brasileira.

“Aprovamos a PEC que proíbe a descriminalização de drogas uma vitória da sociedade brasileira que estava assustada com a possibilidade de descriminalizar a droga no nosso país. Cumprimos o nosso papel, agora essa PEC vai para a Câmara dos Deputados e vamos buscar aprovar também essa PEC para proteger a família brasileira. Missão cumprida”, afirmou o senador.

A PEC das Drogas, conforme emenda do relator, o senador Efraim Filho (União-PB), estabelece a distinção entre traficante e usuário, aplicando penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência para os usuários. Esta medida está em consonância com a Lei de Entorpecentes (Lei 11.343, de 2006).

A Lei de Entorpecentes, cuja constitucionalidade está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), já prevê essa diferenciação entre traficantes e usuários, determinando medidas como advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e tratamento especializado para usuários.

A PEC das Drogas busca explicitar na Constituição que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de drogas, deixando à Justiça a definição, com base no conjunto de provas, se o indivíduo será enquadrado como traficante ou usuário. Se comprovado o uso pessoal, a pessoa será submetida a penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência química.

A aprovação desta PEC pelo Senado Federal ganha ainda mais relevância diante do julgamento em andamento no STF sobre o porte de drogas para consumo próprio. A decisão do Supremo pode impactar diretamente na aplicação da nova legislação, estabelecendo critérios de quantidade para diferenciar traficantes de usuários.

 Fonte: Portal R10




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3414351
Usuários Online: 63
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!