(89) 9 9417-5057

Saúde

Navio com 68 pessoas com Covid-19 está atracado em Salvador sem previsão de saída

Embarcação não tem previsão de sair do porto

Publicada em 31/12/21 às 14:40h - 104 visualizações

por Diário do Nordeste


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)

O navio Costa Diadema está isolado em quarentena no porto de Salvador (BA), desde  quinta-feira (31). A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou 68 casos de coronavírus na embarcação, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. A embarcação conta com cerca de 3,8 mil pessoas a bordo. 

De acordo com informações de passageiros, eles estão sendo impedidos de descer do cruzeiro, que faria o percurso Santos-Salvador-Ilhéus-Santos. A secretaria municipal de Saúde confirmou a informação.

Em nota divulgada no portal da Anvisa o órgão informa que "não autorizou a operação da embarcação em Salvador, estando proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento". 

De acordo com a agência, 3.836 pessoas estão embarcadas - 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. O próximo destino seria o porto de Ilhéus, no sul da Bahia.

O passageiro Estevão Seccatto, professor da FIA e colunista, está no navio e foi testado para covid. O resultado do exame dele deu negativo, mas levou sete horas para ser entregue. "Se eu estivesse contaminado, poderia ter transmitido a doença muita gente nesse período".

Todos os dias, 10% dos passageiros são testados para a doença. Os contaminados são isolados em cabines separadas, nos andares inferiores do navio.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS NÃO SÃO CUMPRIDOS

De acordo com Seccatto, mesmo com a confirmação de contaminação, os protocolos de segurança não vêm sendo seguidos. Há fotos e vídeos de passageiros sem máscaras servindo-se no bufê, em festas e na piscina. Também há funcionários fazendo uso inadequado da proteção, com o nariz totalmente de fora.

A academia e o spa foram fechados. Como resultado, a piscina e outros espaços ficaram totalmente lotados, diz Seccatto. "Estamos totalmente sem informação e sem saber para onde irá o navio", afirma. "Esperamos para ver como a Costa tratará os passageiros."

Procurada, a Costa Cruzeiro não respondeu até à publicação desta matéria. .

NAVIO NO PORTO DE SANTOS TEM PACIENTES EM QUARENTENA

O navio MSC Splendida, segundo a Anvisa, atracou no Porto de Santos (SP), na quarta-feira (29), após relatar novos casos de covid a bordo. Foram identificados, até o momento, 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para a doença e ainda 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com os casos.

"Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, foram desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução RDC nº 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo Estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos", informou a agência.

De acordo com o órgão de saúde, novos desembarques ou embarques não estão autorizados e o navio deve permanecer atracado em Santos até o fim da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.

"Com o aumento do número de casos observado entre tripulantes, no dia 28 de novembro de 2021, foi realizada uma fiscalização da embarcação pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua unidade descentralizada de Vigilância Epidemiológica, componente da Rede CIEVS-SC e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município de Balneário Camboriú", relatou a agência.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3410620
Usuários Online: 24
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!