(89) 9 9417-5057

Saúde

Piauí: 26 cidades já têm atendimento por Telemedicina, aponta Sesapi

O primeiro território a ser beneficiado foi o Vale dos rios Piauí e Itaueiras, cuja a sede é a cidade de Floriano.

Publicada em 30/08/22 às 17:05h - 121 visualizações

por Meio Norte


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comemora a implantação da assistência médica especializada por meio de Telemedicina em 26 cidades do Piauí.  O primeiro território a ser beneficiado foi o Vale dos rios Piauí e Itaueiras, cuja a sede é a cidade de Floriano localizada a 247 km de Teresina, dia 15 de agosto com o Projeto Consulta Triangulada, que acontece entre o médico da atenção primária, o paciente e o especialista.  

As cidades onde têm atendimento por telemedicina no Piauí são Floriano, Paes Landim, Landri Sales, Ribeira do Piauí, Flores do Piauí, Marcos Parente, Itaueiras, São Francisco do Piauí, Francisco Ayres, Guadalupe, Manoel Emídio, Colônia do Gurgueia, São José do Piauí, Canto do Buriti, São Miguel do Fidalgo, Pajeú, Arraial, Nazaré do Piauí, Porto Alegre do Piauí, Rio Grande do Piauí, Canavieira, Socorro do Piauí, Jerumenha, Brejo do Piauí, Bertolínea e Pavussu.

Segundo o Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, tudo começa com a equipe de saúde da família do município. “O hospital de referência do Piauí é o Beneficência Portuguesa e quando o paciente precisa de uma consulta com um especialista, o atendimento é agendado. A Beneficência Portuguesa, de São Paulo disponibiliza a data da consulta e, no dia, é feita de maneira triangulada: o médico da atenção primária, o paciente e o especialista”, explica.

Através do projeto, o atendimento é feito para 12 especialidades: Cardiologia, Endocrinologia, Infectologia, Psiquiatria, Dermatologia, Neurologia, Reumatologia, Pneumologia, Ginecologia, Obstetrícia, Cuidados paliativos e Geriatria. A telemedicina consegue reduzir o tempo médio de espera pela consulta presencial, evita 40% dos encaminhamentos presenciais e melhora a qualidade da assistência. A tecnologia também colabora para diminuição de custos no SUS, evitando consultas presenciais desnecessárias e o deslocamento de pacientes.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a telemedicina permite que a população tenha assistência médica a qualquer momento e em qualquer lugar, apenas com uma conexão com a Internet. “Isso permite que um número maior de pessoas acesse os serviços de saúde, principalmente que tem problemas de locomoção como idosos e deficientes. Quem teria dificuldade de ir fisicamente ao consultório ou ficaria esperando por horas, pode ser melhor atendido com consultas de telemedicina”, diz o gestor.

O projeto foi feito através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, criado em 2009 pelo Ministério da Saúde. O objetivo do PROADI-SUS é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3409209
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!