(89) 9 9417-5057

Saúde

Homem tem pernas amputadas, e hospital entrega membros à família em caixa

A família informou que foi chamada durante a noite à unidade de saúde para assinar um termo e ficar com os membros.

Publicada em 10/10/22 às 15:05h - 190 visualizações

por Meio Norte


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Uma família de Paraíso do Tocantins passou por um momento angustiante e dramático neste domingo (9) após o pedreiro Deonir Teixeira da Paixão, 46 anos, sofrer um acidente grave e ter as duas pernas amputadas. Durante a internação no hospital, os membros do paciente foram entregues aos parentes em uma caixa de papelão.

"Membro inferior direito sem o pé e membro inferior esquerdo com o pé. Obs: falta um pedaço da perna direita também", informava um recado que acompanhava a caixa.

O homem estava em uma motocicleta com a namorada quando sofreu um acidente na entrada da cidade. Ele perdeu uma das pernas ainda no local, e a outra precisou ser amputada no hospital.

"O hospital nos entregou em mãos. Disseram que se a gente não recebesse para enterrar eles iriam descartar no lixo hospitalar. Não avisaram nada de que iriam enterrar ou incinerar tudo direitinho. Aproveitaram da fragilidade do filho, do irmão, que acabaram de passar por uma situação muito grave. Muito constrangedor isso aqui", disse uma sobrinha que preferiu não ser identificada. 

A família decidiu procurar uma funerária da cidade, mas o estabelecimento não sabia como proceder. "O filho que recebeu o material está em estado de choque. Chamamos a funerária porque não sabíamos o que fazer. Receber o resto de uma pessoa e enterrar no fundo de um quintal? Era 30% do corpo dele. As duas pernas inteiras", disse a familiar.

FALHA NA COMUNICAÇÃO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que houve falha na comunicação sobre o descarte dos membros e lamentou a situação. Disse ainda que, nesses casos, uma empresa é responsável pelo descarte, mas "a equipe multiprofissional não soube explicar o trâmite à família, que decidiu levar os membros". 

Os membros foram levados ao cemitério na manhã desta segunda-feira (10), mas não foram enterrados por causa da ausência de documentos exigidos para um sepultamento.

NORMAS APÓS AMPUTAÇÃO

Em caso de amputações a equipe multiprofissional da unidade hospitalar informa aos familiares sobre a necessidade do procedimento para a manutenção da vida do paciente e no ato é dada à família a escolha de levar os membros ou deixar a cargo do serviço de saúde, o descarte dos mesmos

Quando o hospital é responsável pelo descarte, ele ocorre através de empresa especializada contratada para a realização do serviço, e o material não é tratado o material como lixo comum. 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3408704
Usuários Online: 15
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!