(89) 9 9417-5057

Saúde

Anvisa aprova primeira vacina de prevenção à dengue com eficácia de 80%

De acordo com a agência, produto é indicado para crianças de quatro anos até adultos de 60 anos; eficácia é superior a 80%.

Publicada em 03/03/23 às 15:11h - 71 visualizações

por Meio Norte


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (2) o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. A avaliação clínica da vacina apontou que o imunizante tem eficácia de 80,2%.

O imunizante da empresa Takeda Pharma Ltda, chamado Qdenga, é composto por quatro sorotipos do vírus, promovendo uma ampla proteção contra a doença. A aplicação é feita em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O período de proteção é de 12 meses após o recebimento das doses. De acordo com a Anvisa, o produto é indicado para crianças de quatro anos até adultos de 60 anos.

Com a concessão de registro por parte da agência, o produto recebe autorização para ser comercializado e aplicado no país.

A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária européia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE), e tendo sua comercialização aprovada na União Europeia em 20/12/2022.

Durante a análise técnica realizada pela Anvisa, realizou-se um painel para a discussão de alguns pontos do processo de registro com especialistas do país que detém notório saber sobre a doença. Essa discussão ocorreu em 10/01/2023 e em seguida os especialistas apresentaram um Parecer opinativo sobre o produto e sobre as condições de uso pleiteadas pela empresa, com o objetivo de subsidiar a análise realizada pelos técnicos da Agência.

A vacina Qdenga é a primeira aprovada no Brasil para um público mais amplo (de 4 a 60 anos de idade). A vacina aprovada anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3401170
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!