(89) 9 9417-5057

Saúde

Vacina contra o HPV está disponível na rede de saúde pública de Teresina

Publicada em 05/03/24 às 10:32h - 16 visualizações

por R10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Freepik)

Nesta segunda-feira (04), Dia da Conscientização sobre o HPV(Papiloma Vírus Humano), o Programa Nacional de Imunizações disponibilizou a vacina que busca imunizar pessoas de 9 a 14 anos de idade, em Teresina. O vírus da doença está associado ao câncer de colo uterino, além de provocar o surgimento de verrugas genitais denominadas condilomas. 

Para obter as doses do imunizante, a população deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que funciona de 8h às 12h, ou ao posto de vacinação do Teresina Shopping, que funciona de 13h às 17h.

A coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Emanuelle Dias, informa detalhes sobre as etapas da imunização.

“A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. Por isso, pedimos que crianças e adolescentes na faixa etária da vacinação mantenham suas cadernetas atualizadas”, esclarece.

O imunizante também está disponível para grupos de pessoas que se encontram em condições clínicas especiais, como pessoas (homens e mulheres) de 9 a 45 anos de idade, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras e também para vítimas de violência sexual. Além disso, pessoas de até 45 anos que nunca tenham recebido a vacina ou apresenta o esquema vacinal incompleto também podem receber as dosagens.

Na maioria das pessoas, os sintomas não são visíveis a olho nu durante os estágios iniciais da infecção, e em alguns casos pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais. Com o passar do tempo, o organismo passa a enfraquecer e assim, dá espaço para a multiplicação da doença, provocando o aparecimento de lesões. 

As primeiras manifestações do vírus no corpo humano surgem entre 2 a 8 meses após o contato, mas pode demorar até 20 anos para a aparição de sinais visíveis da infecção, que costuma ser mais comum em gestante e indivíduos com baixa imunidade. O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3412397
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!