(89) 9 9417-5057

Tecnologia

Fraudadores usam 0800 para roubar dados bancários e cartões de crédito

Segundo especialistas, a utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos

Publicada em 20/01/22 às 08:44h - 159 visualizações

por IG


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: iG)

Os fraudadores estão aplicando uma nova estratégia para enganar os consumidores e roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras: o uso de números 0800. Segundo especialistas, a utilização tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos.

O golpe é iniciado com mensagens maliciosas via SMS, enviadas por um número curto, ou chamados shorts-codes – uma técnica usada desde agosto do ano passado. Na verdade, segundo os especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky, trata-se do antigo golpe para roubo do cartão de crédito, mas agora com uma nova roupagem.

Caso a vítima entre em contato usando o 0800 da mensagem falsa, os criminosos solicitarão a confirmação da conta e agência — para roubá-la—, e questionarão se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada.

Caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar as fraudes. A conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem SMS falsa avisa sobre uma suposta transação não autorizada.

 

Criminosos pedem o cartão de crédito

O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito. Na simulação feita pela Kaspersky, o falso atendente ainda insistiu para o analista informar o endereço para retirada do cartão "cancelado", já que o número do cartão não foi informado.

"Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usado exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isto mostra o quanto as fraudes estão refinadas. Os golpistas pedem dados do cartão, tokens, e dizem que vão cancelar estes cartões, e por fim pede a localização para pegar o cartão. É o golpe da falsa central bancária para coletar cartões válidos", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3371956
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!