(89) 9 9417-5057

Teresina

Onça que fugiu do Zoobotânico morre após ser recapturada e corpo passa por necropsia

Publicada em 06/02/23 às 08:42h - 81 visualizações

por Cidade Verde


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: reprodução)
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) vai investigar a morte da onça suçuarana que fugiu do Bioparque Zoobotânico de Teresina e morreu horas após ser resgatada. Por meio de nota nas redes sociais, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que solicitou a abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil. 

"Para apurar as causas da morte da onça suçuarana que veio a óbito na madrugada deste domingo (05) após operação de captura. Lamentamos o ocorrido e reafirmamos o compromisso na apuração dos fatos e na defesa e proteção dos animais", diz a nota. 

Atualmente, o Zoobotânico é gerido por Parceria Público Privada (PPP). No fim de 2021, foi assinado contrato com o Consórcio Bioparque Piauí para readequação, modernização, operação e manutenção do Parque Estadual Zoobotânico pelo período de 35 anos. 

A proposta era desenvolver um modelo de bioparque onde os animais ficam em espaços mais amplos, que simula seu habitat natural, além de promover uma interação maior com quem visita o local. Contudo, até o momento, as melhorias são visíveis apena nos espaços voltados para os frequentadores. 

A onça suçuarana que fugiu do Bioparque Zoobotânico de Teresina morreu horas após ser recapturada na noite deste sábado (04). O corpo do animal foi encaminhado para necropsia no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O resultado do exame é essencial para atestar a causa da morte e confirmar se houve ou não imperícia durante o resgate. O Cidadeverde.com apurou que o felino teria problemas cardíacos pré-existentes.

"No momento, vamos entrar em reunião com a diretoria do parque. Vamos analisar a situação de ontem e emitir uma nota técnica", resumiu o tenente-coronel Carlos Teixeira, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). 

Mais de dez pessoas participaram do resgate da onça que localizada em um terminal de ônibus. Vídeo gravado no momento da captura mostra o felino ainda vivo e, logo depois,  imobilizado e contido por uma rede.

A assessora jurídica do bioparque, Ana Maria Campelo, lamentou a morte da onça e diz que aguarda o resultado da necropsia para confirmar a causa da morte. 

"Ao que tudo indica foi uma fatalidade. Supostamente, ela tinha problemas cardíacos, mas vamos aguardar o resultado da necropsia para confirmar a causa da morte. Não é simples resgatar um animal como esse. Tem todo um plano emergencial para ser seguido, pra captura. A  equipe era preparada, mas infelizmente a onça não resistiu", lamenta Campelo

A  suçuarana estava solta há mais de 24 horas. Ela fugiu do recinto escalando uma árvore que caiu durante forte chuva. 

O Bioparque Zoobotânico de Teresina, na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital, tinha sido fechado após a fuga, mas foi reaberto hoje. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3372237
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!